quarta-feira, 17 de outubro de 2007

FILOSOFIA E AFETIVIDADE*

Estamos sempre a procura de satisfazer nossas necessidades, no entanto, somos seres insatisfeitos, seres de desejo. O desejo surge numa relação recíproca entre os seres humanos e a natureza. Isso reage afetivamente nos acontecimentos. Por isso, somos RAZÃO E AFETOS. A razão possibilita meios para compreender a realidade de modo sistemático e crítico. Mas o impulso, a energia vem do desejo, que põe o mundo humano em movimento. Os sentimentos e as emoções no afetam independente de nossa vontade.
Quando somos afetados não temos como evitar a resposta, seja de prazer, dor ou cólera. É nesse sentido que entendemos os conceitos de PAIXÃO E AMOR.
Paixão e Amor: afetos fortes e desejos poderosos. Por que falar de amor e paixão? Não basta amar e viver a paixão? A resposta é não. Em qualquer idade, o amor e a paixão entre duas pessoas é algo maravilhoso, mas quanto mais conhecermos a estrutura desses sentimentos e das suas emoções, mais poderemos vivê-los, tanto na ADOLESCÊNCIA quanto em outros momentos da vida.
Características da paixão
A paixão, segundo Alberoni, sociólogo italiano, diz respeito a uma revelação, um inspiração que transforma toda nossa vida. É a manifestação de algo diferente, que nos retira da tranqüilidade da vida cotidiana, na qual os laços afetivos se encontram consolidados, e nos atira num redemoinho que transfigura a nossa vida pode provocar mudanças em nossas relações com os outros e nossa postura diante do mundo.
Por isso, a paixão é vista como um impulso vital que nos leva a explorar todos os possíveis de nossa vida, que nos faz descobrir emoções intensas que ativa nossa imaginação, tornando-nos mais criativos e contribuindo para que assumamos riscos.
Entretanto, não nos apaixonamos em qualquer momento da vida. É preciso estar disponível. Por isso pode-se dizer, que nos apaixonamos com maior facilidade durante a adolescência. “A adolescência é o período de passagem da infância e da família infantil para o mundo adulto em toda sua complexidade. É, portanto, onde vemos o eclodir de paixões rápidas, um contínuo unir e separar, numa sucessão de revelações e desilusões” (Alberoni).
A paixão é, ainda, exclusivista e cria tempo e espaço míticos, ou seja, determinadas datas, lugares, músicas são considerados “sagrados” pelo par enamorado, a fim de função de comemorar e com função de reativar sentimentos.
Um detalhe: é o próprio fato de ser imprevisível que nos faz sentir ciúme em função do medo da perda. Aquele que for mais inseguro começa a estabelecer limites cada vez mais estreitos, que funcionam como provas de amor. Pergunta-se: quando a paixão pode acabar?
Características do Amor
O amor, segundo Japiassu, é o sentimento de inclinação ou atração que liga os seres humanos uns aos outros. Às vezes, em continuação a paixão, ou independente dela, surge o Amor como sentimento de tranqüilidade, de ternura, de reconhecimento das boas qualidades do outro e de aceitação de seu modo de ser, inclusive do que podemos considerar “defeitos”. Nesse sentido, o amor se assemelha a amizade e se distingue da simples atração física, do sexo impessoal que não envolve afetos. Dura mais que a paixão porque se desenvolve fora das situações extraordinárias, dentro dos limites da vida cotidiana.A passagem da paixão para o amor é feita por meio de provas – da verdade e da reciprocidade. Superadas essas provas chegamos à tranqüilidade do amor compartilhado. No entanto, não podemos garantir que o amor seja um sentimento eterno e inacabado. Ele também é limitado precisa de alimento afetivo diariamente: carinho, respeito, dedicação, emoção,...Compartilhar sentimentos é uma grande prova de amor.
*(cf. Temas de Filosofia de Maria L. de Arruda Aranha, ed. Moderna, pág. 141-142)

2 comentários:

Ana Karolina Kuhnen disse...

Oi, sou Professora de Filosofia. Voce já trabalhou esse tema em sala? Tem alguma idéia, obrigada, Ana Karolina Kuhnen

Alex Sander disse...

Oi Ana Karolina,

Como eu uso como referencia o livro Temas de filosofia, esse assunto procuro abordar. Aliás é um assunto que os adolescentes adoram. Já trabalhei com a dinâmica "Construir a identidade" para os alunos da 1ªsérie (ensino médio). Peço a eles que tragam uma foto deles para montar uma carteira de identidade, mas a foto não é 3/4 e sim uma maior. E ai eles constrõem, com seus gostos, estilos,montam uma grande carteira com respostas básicas a diversas perguntas simples (quem sou, o que gosto,meus sonhos, meus medos etc...). Depois trabalho com um texto, já trabalhei com esse que adicionei aqui, mas pode ser outros. É uma idéia. abraço!