Olá Claúdio, gostei do texto, profundo em seus argumentos e inovador em propostas. Desejo fazer apenas dois comentários breves: primeiro, pode-se dizer que são muitas as causas da derrota do Estado operário russo, porém umas das razões esteve em seu isolamento internacional e,sem dúvida a "ofensiva" contra-revolucionária. Mas convenhamos que embora todas as críticas que se possa fazer ao bolchevismo, temos que dar a mão a palmatório em seu processo de construção socialista inicial que remete "frutos" ainda hoje para à "nova Rússia".Os traços históricos deixam marcas, não para seguí-los num retrocesso inútil, em esquemas teóricos e práticos que não nos dizem mais respeito, e "dificultariam o devir". Em segundo lugar, posto as devidas controvérsias, tento imaginar que esse talvez seja um caminho necessário e possível. Embora o enfrentamento seja também inevitável, portanto, as tradições marxistas, neomarxistas, entre outras esquerdas tem seu mote de responsabilidade na luta anti-capitalista e na tarefa de construção do "socialismo em devir". E uma coisa: vc está muito correto em meu ver, “A violência revolucionária pura e simples não tem mais eficácia alguma se não tiver as armas da crítica mais aprofundada”(Duarte, set/2007)
* O socialismo em Devir: a difícil dialetização de uma idéia fixa in:http://militante-imaginario.blogspot.com/2007/08/o-socialismo-em-devir-difcil-dialetizao.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Adorei o texto, me ajudou bastante na pesquisa que tinha de fazer, só tinha um problema com a ortografia, que precisa ser concertado com urgência,fora isso, tudo está ótimo, Obrigada !
Postar um comentário